Quem Somos


Fundados em 11 de abril de 1986, os Leigos para o Desenvolvimento são uma associação sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica canónica e civil, reconhecida oficialmente como uma Organização Não-Governamental de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD). O Governo Português, através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., Ministério dos Negócios Estrangeiros, reconheceu lhe o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública em 1995. Uma Associação Católica e uma obra de inspiração Inaciana, que partilha com os Jesuítas princípios e uma missão comuns.

Atualmente com projetos de Desenvolvimento em Angola, Moçambique, Portugal e S. Tomé e Príncipe, atuamos preferencialmente na área da Formação e Educação formal, não formal e informal, na área da Dinamização e Organização Comunitária, Empreendedorismo e Empregabilidade, Capacitação de Agentes Locais, Promoção do Voluntariado e Pastoral.

A nossa atuação é através de jovens voluntários que permanecem no terreno pelo período mínimo de um ano, privilegiando a relação, o conhecimento local e a simplicidade de meios, sendo assim criada a possibilidade do autodesenvolvimento das comunidades. Para além do tempo de missão, dos projetos e serviços desenvolvidos a associação é para os seus voluntários e beneficiários, uma “escola” de vivência intercultural, de respeito e valorização das diferentes culturas e de participação cívica.