Testemunhos

Viver em missão

Estou em missão na Caparica-Pragal há quase dez meses e sinto que ainda pouco conheço e vivenciei nesta nova realidade, mas aos poucos começo a senti-la como minha.

Aqui cada dia é preenchido e intenso. Intenso nas relações com as pessoas com quem estamos e trabalhamos, com os novos amigos, com a minha comunidade e na relação com Deus.

Estar em missão é estar ao serviço. É servir sem estar à espera de ser servido. É crescer e ajudar o outro a crescer.

Viver em missão é um constante de altos e baixos e de fortes sentimentos. É sentir alegria com as coisas simples da vida. É distanciar-nos de nós próprios e aproximar-nos do outro. É ter uns dias bons e outros menos bons. Nem sempre é fácil manter o ânimo, há momentos de incertezas e de dúvidas mas há também momentos de grande alegria.

Viver em missão é partilhar alegrias e tristezas. Que seria de nós se as nossas vivências não fossem partilhadas?



Viver em missão é encontrar um equilíbrio entre a necessidade de nos adaptarmos e sermos flexíveis, e a necessidade de sermos firmes. É encontrar um equilíbrio entre o tempo que dedicamos aos projetos, à vida comunitária e à vida pessoal.

Viver em missão é estar disponível para a aprender todos os dias, em liberdade, discernimento, equilíbrio, desapego e partilha.

Viver em missão é a alegria de partilhar, a coragem de recomeçar e a confiança para continuar.

Obrigada Deus Pai, por tanto que me tens ensinado, através daqueles que pões no meu caminho.
Obrigada pelo trabalho desafiante, pelas metas que nos propões, pela força que nos dás, por nos surpreenderes pela sabedoria e pelos "impossíveis" que acontecem todos os dias.

Marta Barreiras
Caparica-Pragal, 2018-2019