Testemunhos

Chegada a Benguela: as primeiras impressões

Finalmente cheguei a Benguela, comecei a minha missão e continuei a missão do Gonçalo com o Espaço Criança. Com um tempo de passagem curto mas que deu para perceber o que é essencial fazer para continuar este projeto que é tão bem visto pela comunidade local.

Apercebi-me que ainda há trabalho a fazer mas sinto uma motivação muito grande ao ver que vamos poder dar às crianças do bairro um sítio onde podem crescer e desenvolver ainda mais as suas capacidades, pois tenho-me apercebido que este povo são mestres no “desenrasque”, e que se, sem condições conseguem fazer acontecer, como será se tiverem as condições necessárias? Vejo muita potencialidade neste povo, faltam as oportunidades.

Um dia falava com o guarda da casa esperança que achava que os jovens jogavam muito bem futebol, e ele disse-me que em Angola não apostam nos jovens, nem se interessam em dar-lhes condições para crescer como as que encontramos em Portugal, que é triste…

Tenho começado a reconhecer todo o trabalho que os Leigos para o Desenvolvimento (LD) têm feito no Bairro da Graça, todos os jovens que foram crescendo junto da nossa organização e nota-se bem os frutos que têm dado, falo do Raul, do Chiquito, do Zeca e tantos outros. Jovens muito trabalhadores e empenhados e com grande potencial pela frente.

Numa reunião com o P. Miguel que tinha como objetivo arranjar um espaço físico paras as mamãs do sabão e da costura, do nada apareceu um senhor que no passado tinha trabalhado com os LD e agora tem um cargo de destaque na TVZimbo e foi lá para doar um espaço à igreja… Não sabemos se será este o futuro espaço das mamãs mas o que me tocou foi ver que o trabalho dos LD mudou a vida daquela pessoa e que agora é bem-sucedido na vida. E é esta a minha grande motivação, poder contribuir um pouco, para dar uma oportunidade a estas crianças do bairro da Graça.

Espaco Crianca

Miguel Santinho
Benguela, 2018-2019