Testemunhos

A exterminadora implacável de roupa

A quente e acolhedora cidade de Cuamba, à qual carinhosamente apelido de capital da poeira, do algodão e da intriga, não seria certamente igual sem a passagem dos Leigos para o Desenvolvimento (LD).
A ligação dos LD a Cuamba leva já mais de 2 décadas, o que permite antever a enorme quantidade de pessoas, de gerações diferentes, marcadas pela nossa presença, numa ligação reciprocamente marcante.
Mais de 20 anos, muitos projetos, vários voluntários, muitos estórias para contar…

Continuar...

Montanha russa de sentimentos

Passado um mês e meio de chegar a São Tomé o misto de sentimentos não podia ser maior.
Ainda no avião a expectativa era enorme. Como será o país? O clima? As pessoas? A cultura? Os hábitos? As tradições? Tudo era novo e tão diferente do que estava habituado. Afinal, era a primeira vez em África.

Continuar...

“- É da casa dos loucos?”

Cheguei há um mês e pouco à cidade de São Tomé, onde vou estar em missão durante um ano. Algumas pessoas em Portugal diziam-me “- Um ano??! És louca…!”

Pouco tempo depois de chegar, nem uma semana fazia, alguém cá em casa estava a ligar para a CST (Empresa de Telecomunicações de São Tomé) a reportar uma avaria na internet.
“- Estou sim, é da casa dos Leigos, estou a ligar por causa da internet….”
“- É da casa dos loucos?”- Responde a senhora do outro lado, que não tinha ouvido bem.

Continuar...

A Dança da Mudança

Há mais de 10 anos no Bairro da Graça, os Leigos para o Desenvolvimento já se cruzaram com muita gente. Foram vários os projetos, mas mais ainda os amigos. A verdade é que os voluntários vêm e vão, mas estas pessoas ficam. Chega o mês de Setembro ou Outubro e veem ir embora as pessoas com quem conviveram, trabalharam e partilharam tanto durante um ano das suas vidas.

Continuar...

Passar testemunho

Nas corridas de estafetas, a passagem de testemunho é o momento mais importante de toda a corrida. Dois atletas, um a terminar a sua corrida e outro preparado para começar, correm lado a lado, segurando ambos o mesmo testemunho. Eventualmente, o testemunho é confiado a este novo corredor que, cheio de energia e fulgor, continua a prova começando o seu sprint. São frações de segundo, de uma intensidade imensa.

Continuar...

Recomeçar

Recomeça,
Mesmo que te custe,
Mesmo que seja preciso pagar bom preço,
Mesmo que sintas medo no mais íntimo de ti.

Continuar...