Testemunhos

O Chip LD

Um dia em conversa com um amigo de longa data das comunidades LD de Cuamba, ouvi um termo muito engraçado para se referir à forma de ser e estar dos Leigos em missão, “Chip LD”. Na altura achei piada ao termo mas só passado algum tempo comecei a pensar no que poderia realmente significar.

Continuar...

O momento de fazer a diferença é agora! Diz “SIM”

"O momento de fazer a diferença é agora”. Foi este o mote para o evento solidário LD, realizado na cidade de São Tomé. Este foi repleto de música, tragédia tchiloli, testemunhos, surpresas e sorteios. Contámos com a ajuda incansável de vários patrocinadores, parceiros e amigos para a concretização do mesmo.

Continuar...

Luz!... Câmara!... Ação!!!

O guião está decorado, todas as falas estão na ponta da língua, a mensagem está desejosa a ser transmitida… cenário montado, público reunido e atores mais que prontos para entrar em cena. Tudo a postos. Vamos então começar!

Continuar...

Um mar de contradições

Aqui em Cuamba, o clima é na maioria das vezes sufocante. Mal saio do banho frio, começo a transpirar. Durmo debaixo de uma rede mosquiteira para evitar ser picado por mosquitos infectados com malária e outras doenças, mas mesmo assim não consigo evitar formigas e, por vezes, outros insectos na minha cama.

Continuar...

O máximo da missão

Andrey Markov, um matemático russo do início do século XX enunciou um princípio muito simples mas, no entanto, basilar para muita da evolução da inteligência artificial desde então. Traços largos, diz esse princípio que para tomar uma decisão a determinado momento não precisamos saber todo o histórico mas apenas onde nos encontramos nesse preciso momento. Por outras palavras, podemos dizer que não importa quão bons ou maus fomos até então, devemos sempre buscar o máximo daí em diante.

Continuar...

Colhemos de Ti, semeamos por Ti

Quando cheguei a Benguela, há 6 meses atrás, encontrei o projeto Epongoloko Lyukãy, composto por um grupo de mulheres com muita força de vontade e sede de mudança, e destinado a tantas outras, ainda oprimidas e descrentes quanto ao seu valor e poder na sociedade.

Continuar...