Notícias

Oficina de Costura para Grupo de Mulheres na Caparica-Pragal

Nos dias 26 de janeiro, 2 e 16 de fevereiro realizou-se uma Oficina de Costura, no âmbito do trabalho realizado com o Grupo de Mulheres da Caparica-Pragal. Trabalho este que tem como objetivo o empoderamento das mulheres e a valorização de talentos, capacitar para o emprego, apoiar a aquisição de novos conhecimentos e reforçar capacidades.

A oficina foi dividida em três sessões, a primeira foi uma primeira abordagem e experiência sobre o funcionamento da máquina de costura, a segunda serviu para aprenderem sobre as várias funções da máquina de costura, do qual o resultado final, foi um taleigo (mais comummente conhecido como saco do pão), e na última sessão foram feitos elásticos para o cabelo.


Segundo Ana Martinho, assistente social no Centro Social Paroquial do Cristo Rei (CSPCR) é “um trabalho de parceria desenvolvido com espírito de equipa e grande proximidade com a população. A oficina de costura, foi uma das atividades que o CSPCR acolheu com carinho, é o revitalizar de uma ação virada para a comunidade que fizemos no passado, mas com a expetativa de um toque de modernidade e com a participação de várias gerações”.

Para as mulheres deste grupo foi uma boa oportunidade de aprendizagem e ficaram muito animadas com esta possibilidade, como nos conta Paula, uma das participantes "Adorei estas horas passadas aqui. Gostei muito e aprendi trabalhar com a máquina. Tem que se fazer mais vezes".

As sessões contaram com o apoio formativo de Angelina Sousa, membro do grupo de mulheres, de Ana Alvarenga e de Mariana Pimenta, da marca Capulana With Love.

Este projeto é cofinanciado pelo FAMI - Fundo para o Asilo, a Migrações, a Integração, gerido pelo Alto Comissariado para as Migrações - ACM, I.P.