Notícias

3ª Formação em Empreendedorismo AgroJovem

Durante os meses de setembro e outubro, decorreu na Faculdade de Agricultura da Universidade Católica de Moçambique, uma formação em Empreendedorismo denominada AgroJovem. Esta formação teve como objetivo incentivar os jovens que estão quase a graduar-se ou que já se graduaram, a serem empreendedores no setor que é o motor da economia moçambicana, a agricultura.

Durante mais de 3 semanas os jovens tiveram várias formações, divididas por diferentes módulos, todos eles considerados fundamentais para se ser empreendedor na área agrícola.
O que é o empreendedorismo, quais são as portunidades e os desafios de empreender na agricultura ou a inovação na agricultura, foram alguns deles.

Formacao AgroJovem

Esta formação não tem como objetivo apenas formar os jovens em empreendedorismo, mas dar-lhes também a possibilidade de obter financiamento para implementar o seu próprio projeto agrícola no distrito. Para tal acontecer os jovens submeteram os projetos que desenvolveram, esperando agora a sua aprovação e posterior financiamento, para se iniciarem como verdadeiros empreendedores.

Atualmente já três pequenas empresas de jovens empreendedores se encontram a desenvolver os seus projetos no distrito de Cuamba através do financiamento obtido pelo projeto AgroJovem.

Esta ação de formação está inserida no projeto de “Empreendedorismo Juvenil e Universitário” da Universidade Católica de Moçambique-Faculdade de Agricultura (UCM-FAGRI), que conta com o apoio dos Leigos para o Desenvolvimento.