Notícias

Jovens da Caparica-Pragal visitam Cem Soldos

No mês de novembro, 16 jovens dos Bairros da Caparica e do Pragal, viajaram até Cem Soldos e não foi para o festival dos Bons Sons. Saíram do bairro para passar um fim-de-semana temático, organizado em parceira, pelos Leigos para o Desenvolvimento e o Centro Social e Paroquial do Cristo Rei, que contou com atividades culturais, desportivas, e sociais.

Entre um passeio pela cidade de Tomar, visita ao Convento de Cristo e um peddy papper pela cidade, os jovens ficaram a conhecer melhor esta cidade, conhecida pela cidade dos templários, os estilos predominantes, o rio Nabão e a ponte romana. Na aldeia de Cem Soldos, a forma como foram recebidos, e a confiança depositada nestes jovens, pela “Casa do Armazém”, foram sem dúvida, marcantes neste fim-de-semana.

Fds Cem Soldos 1

Existiu também espaço de debate e reflexão, sobre temas que preocupam estes jovens, por exemplo o racismo e a xenofobia, que permitiu desenvolver competências específicas e estimular práticas de democracia e cidadania.

Este fim-de-semana enquadrou-se na nova missão dos Leigos para o Desenvolvimento na Caparica-Pragal, na procura de uma nova resposta aos jovens dos 16 aos 30 anos, reforçando neles competências de liderança e desenvolvimento de softskills. E foi marcado por um ambiente de partilha, de bens, de sonhos futuros e de momentos importantes na vida de cada um. São momentos como estes que fazem sonhar e definir um futuro. O mote de todo o fim-de-semana foi: “se na tua vida, não fizeres bem a ninguém, então pensa no que estás a fazer”.

Fds Cem Soldos 2