Notícias

Workshop de competências de gestão termina capacitação às Comissões de Gestão

“Só podemos agradecer aos Leigos [para o Desenvolvimento] por nos terem trazido todas estas informações, por nos abrirem a visão.” Foi com estas palavra que Nito César, secretário da Escolinha de CFM, se congratulou pelo workshop realizado no passado dia 10 de Novembro.

O Centro de Formação de Professores do Ensino Secundário Aberto Moçambicano (ESAM) em Cuamba acolheu diversos membros das comissões de gestão das várias Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN), para o evento que visava a consolidação de conhecimentos relacionados com as formações em gestão no âmbito do projeto Othukumana II.

Num clima descontraído e de aprendizagem, este workshop dinamizado pelos Leigos para o Desenvolvimento abordou vários temas como a estrutura das ECN e das comissões de gestão, bem como os papéis de cada um, sustentabilidade, negócios comunitários, machambas [hortas] comunitárias, secretaria e tesouraria, entre outros.

Trabalho na sala 3

Assim, para além da já referida consolidação, o workshop serviu ao mesmo tempo para avaliar os conhecimentos adquiridos, promover o debate e gerar partilha entre os diversos membros.

Com recurso ao jogo e à brincadeira, os participantes foram chamados a envolver-se em várias dinâmicas, algo muito positivo conforme atesta Paulino Paissone: “Assim é possível fazer como com as nossas crianças, aprender e brincar ao mesmo tempo.”.

O conjunto dos jogos realizados permitiu ainda estabelecer uma tabela classificativa final, tendo a comissão de gestão de Cruzamento saído como a grande vencedora deste workshop.

Classificacao Final Jogos

Os intervenientes mostraram-se muito agradados com o evento e agradecidos pela oportunidade de aprofundar e consolidar os seus conhecimentos.

Foto de Grupo 1

Este workshop foi enquadrado no projecto Othukumana II, resultante parceria da entre os Leigos para o Desenvolvimento, a Fundação Fé e Cooperação e a diocese de Lichinga, financiado pela Misereor/Kindermissionwerk.