Notícias

Escolinhas Comunitárias do Niassa ganham nova vida

Nas últimas semanas uma rajada de risos, sorrisos e gritos revigorados invadiu várias das Escolinhas Comunitárias do Niassa. A instalação de pequenos parques infantis trouxe ainda mais brincadeira, mais crianças e, consequentemente, mais vida às Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN).

Esta melhoria nas infraestruturas das ECN beneficia largamente os recreios das escolinhas, tornando-se inclusivamente um espaço social, iniciativa enaltecida pelos diversos intervenientes.

Joana Peixoto, técnica formadora em Educação de Infância da Fundação Fé e Cooperação (FEC), afirma que “estes espaços são muito importantes não só para a escolinha, mas também para as comunidades uma vez que se tornam espaços sociais e de socialização para crianças e jovens.

Criancas a brincar ECN Namparwane

Também o Supervisor-geral das ECN, Paulino Paissone, se regozijou com a iniciativa constatando que “com estes recreios as crianças têm mais um espaço para brincar e, ao mesmo tempo, aproximam-se mais da escolinha, não só as crianças da escolinha, mas outras das comunidades.

A montagem dos recreios, feita com recurso à reutilização de pneus, apenas foi possível devido ao envolvimento de diversos intervenientes locais. Desde logo as Comissões de Gestão das diversas escolinhas, mas também pelo apoio de empresas locais, como a Álvaro Carvalho Construções e a JFS-SAN, que cederam os materiais utilizados.

Após esta pequena e simples revolução operada nos recintos das ECN, prevêem-se largas horas de brincadeira e socialização, para miúdos e graúdos, mas também um aumento da dinâmica em torno das escolinhas.

Instalacao de pneus na ECN Namparwane

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto Othukumana II, parceria entre os Leigos para o Desenvolvimento, a Fundação Fé e Cooperação e a Diocese de Lichinga, e é financiado pela Misereor/Kindermissionwerk.