Notícias

Novo Centro de Recursos Educativos e Formativos inaugurado em Porto Alegre

No passado dia 20 de setembro foi inaugurado um novo espaço em Porto Alegre, S. Tomé e Príncipe, com a missão de melhorar a resposta educativa e formativa à comunidade local. Este novo espaço conta com três salas: uma biblioteca, uma sala multiusos e uma sala de informática que podem ser usadas por toda a população, desde as crianças até aos adultos.

Inauguracao CREF 1

“O homem sonha, a obra nasce”, foi com estas palavras emocionadas que começou o discurso de umas das pessoas mais importantes deste projeto, o Professor Vicente Boa Morte, Coordenador do CREF (Centro de Recursos Educativos e Formativos) e Diretor da Escola Básica de Porto Alegre. Esta história remonta a 2011 quando foi feito o primeiro curso de informática pelos Leigos para o Desenvolvimento, e logo se percebeu a importância e o benefício para a comunidade de um espaço onde estas formações pudessem ser realizadas em melhores condições.

Inauguracao CREF 2

Até a esta inauguração, o CREF funcionava na Escola Básica de Porto Alegre, numa sala provisória, promovendo formações de informática, primeiros socorros, culinária, atendimento ao público ou línguas.

Para a concretização desta obra foi fundamental a equipa de Monitores do CREF, com o apoio dos Leigos para o Desenvolvimento, bem como toda a comunidade que com o seu trabalho e empenho levaram a obra a bom porto. Este projeto não seria ainda possível efetivar-se sem o financiamento da Conferência Episcopal Italiana (CEI), que permitiu a realização desta obra tão desejada.

Na inauguração estiverem presentes, entre outros, o Delegado Distrital de Educação de Caué, Frei Claudino em representação da Diocese de S. Tomé e Príncipe, a Santa Casa da Misericórdia representada por Aida Beirão, a Equipa de Coordenação do CREF e toda a comunidade de Porto Alegre.

Inauguracao CREF 3

Com este novo espaço renova-se a confiança e esperança no futuro, que esta nova obra represente uma melhor e mais eficaz reposta formativa para toda a comunidade e seja uma mais valia no futuro de cada um.