Notícias

III Fórum Provincial foi um “verdadeiro sucesso”

A cidade de Lichinga acolheu nos passados dias 5 e 6 de Setembro o III Fórum Provincial – “Juntos pela Criança”, evento já organizado em anos anteriores.

A afluência registada no evento foi tal que o Auditório D. Élio Greselin, da UCM de Lichinga, chegou nalguns momentos a parecer pequeno para os mais de 130 participantes que passaram pelo evento.

O Fórum teve como principal objetivo promover a partilha de conhecimento e experiências, dentro e fora da província do Niassa, entre agentes promotores do Desenvolvimento da Primeira Infância. Para tal, a iniciativa contou com um conjunto de painéis, trabalhos em grupo e momentos culturais que a enriqueceram e promoveram o debate e a discussão entre os intervenientes.

Atuacao Grupo Cultural

Assim, durante os dois dias do Fórum, foi possível debater questões ligadas à criança e no segundo dia sobretudo questões ligadas à educação pré-escolar.
A opinião geral dos participantes foi de grande gratidão pelo evento e pelas oportunidades que este gerou. Paulino Paissone, supervisor geral das ECN, confidencia que “este Fórum viu-se que estava muito bem organizado. As pessoas estão felizes. Foi bom poder falar sobre os projetos e ouvir os projetos dos outros. Muitas vezes os problemas dos outros, são os nossos e o contrário, assim podemos crescer ao ouvir os outros.”

Por seu lado, Justino Eugénio, representante da Direção Provincial da Criança, Género e Ação Social, revela que “estas iniciativas são de louvar pois promovem o crescimento das pessoas e das organizações. Pode-se falar da Província do Niassa para que as pessoas vejam que estamos a lutar. Este Fórum foi um sucesso, precisamos de agradecer à organização e esperamos que se possa repetir a iniciativa no futuro.”

Após os vários momentos de reflexão e debate, a possível criação de uma rede para o desenvolvimento da primeira infância de nível provincial foi uma das principais e mais entusiasmantes conclusões do evento, corroborada por vários dos intervenientes.

Trabalhos de grupo

Para além dos participantes da província, como membros do estado, agentes da educação pré-escolar ou associações, a iniciativa contou ainda com a participação de organizações da sociedade civil de várias províncias do país, como Nampula, Cabo Delgado, Zambézia e Maputo, tudo em prol do trabalho com as crianças e da educação pré-escolar.

O III Fórum Provincial – “Juntos pela Criança” decorre no âmbito do projeto Othukumana II, parceria entre os Leigos para o Desenvolvimento, a Fundação Fé e Cooperação e a diocese de Lichinga, e financiado pela Misereor/Kindermissionwerk.