Notícias

Grupo Comunitário para (e com) a comunidade do Bairro da Graça

Durante um ano o Grupo Comunitário, com as entidades que o compõe, esteve a trabalhar num documento que melhor caracterizasse o Bairro da Graça e com isso fosse possível fazer o levantamento das potencialidades e problemas existentes em sete principais eixos: Saúde, Educação, Infra-Estruturas, Economia, Cultura Desporto e Lazer, Segurança e Acção Social.

A esse documento deu-se o nome de Roteiro de Desenvolvimento do Bairro da Graça e desde sempre foi desejo escutar a comunidade antes de o concluir.

Desta forma, no passado dia 4 de março foi o momento de dar a conhecer à comunidade, e tempo da comunidade se pronunciar sobre o mesmo.

Assim, numa das ruas do bairro, o grupo através da arte apresentou os sete diferentes eixos, contando com um momento de poesia com o poeta Agostinho, um momento de teatro com o Colectivo de Artes “Filhos do Vento” e um momento de dança com o Colectivo de Artes “Os Mensageiros”.

Finalizados os momentos culturais, enquanto o DJ Paulino, jovem do bairro, animava as crianças presentes, os mais velhos dividiram-se em grupos de trabalho e estiveram a refletir em algumas questões deixadas no âmbito do Roteiro.

No seu regresso, e já com as crianças mais animadas, foi o momento de dar a conhecer, uma vez mais, o vídeo promocional do grupo.

Foi uma tarde preenchida de cultura, reflexão e partilha. Sónia Artur, membro do grupo pelas Aldeias SOS, assumiu a apresentação do evento a par com Cesário Higino, também ele membro do grupo pela entidade Jovens em Busca da Solidariedade. No dia seguinte Sónia Artur partilhava: “A comissão de organização se ter lembrado de mim deixou-me muito feliz, pois não sendo habitante do bairro foi uma oportunidade de estar mais perto da comunidade. Foi um desafio e por isso decidi enfrentá-lo. Agradeço todo o apoio prestado pelo Grupo Comunitário e aos Leigos para o Desenvolvimento e fica a minha vontade de que mais iniciativas aconteçam, pois o bairro necessita de ter dinâmicas onde possa estar toda a comunidade.”

Apresentacao Roteiro Bairro da Graca

Com o documento finalizado, depois dos contributos de todos, será a hora de passar do papel para a ação, o que todos juntos refletiram como sendo o mais importante a acontecer em cada um dos eixos.