Notícias

Fazer mais com a força de vontade e união de todos

Decorreu no passado dia 12 de janeiro, no Salão Nobre da Administração Municipal de Benguela, o Fórum de Governança Local Partilhada, no seguimento da implementação do projeto “GPS da Governança Local – Gestão, Planeamento e Sustentabilidade”, organizado e dinamizado pelo Grupo Comunitário do Bairro da Graça.

Juntando 72 pessoas no local, foi uma manhã onde o foco foi apresentar o Grupo Comunitário do Bairro da Graça como um exemplo de governança local, entendida como um modelo de co-responsabilização de todos os atores da sociedade na resolução dos seus problemas, aos demais presentes.

Nesta manhã de reflexão sobre desenvolvimento comunitário, as intervenções ficaram ao cuidado dos Coordenadores do Grupo Comunitário, Maria Generosa Baptista e Clemente Cassai, que apresentaram à plateia os trabalhos que norteiam o grupo desde 2011, falando das experiências e ensinamentos em comum.

Forum Governanca Partilhada
Enfermeira Maria Generosa Baptista e Professor Clemente Cassai

Também o Professor Roque Amaro, professor do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, que esteve estes dias a acompanhar o projeto em Benguela, falou à plateia sobre a sua visão experienciada do modelo de governação partilhada.

Do Administrado Municipal de Benguela, o Dr. Carlos Guardado, que partilha da importância da temática, falou aos presentes sobre os seus planos para o trabalho futuro com as comunidades e habitantes da Província de Benguela; e por fim, as intervenções de Frei Júlio Candeeiro, representante da Associação MOSAIKO e Justino Figueiredo, representante da ADRA (Ação para o Desenvolvimento Rural e Ambiente) mostraram a sua experiência com as comunidades com as quais trabalham, também ela numa lógica de desenvolvimento comunitário.

Maria Generosa Baptista, coordenadora do Grupo Comunitário, no final, já com todos os presentes a travarem opiniões e a discutir a temática durante um lanche (também ele partilhado), afirmava emocionada que “como representante de uma das entidades pertencentes ao Grupo Comunitário, o Centro de Saúde do Bairro da Graça e como coordenadora do Grupo a realização deste fórum permitiu encarar o quanto é importante o nosso trabalho em conjunto. Devemos, podemos e conseguiremos fazer muito mais com a força de vontade e união entre todos”.

Grupo Forum Governanca Local Partilhada copyParte dos participantes no Fórum Governança Local Partilhada

A realização do Fórum de Governança Local Partilhada teve o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e da Misereor.

Missão Benguela, 2018