Notícias

Reabertura Centro Informático Comunitário

No passado sábado, dia 23 de fevereiro, o Centro Informático Comunitário (CIC), projeto inserido na intervenção dos Leigos para o Desenvolvimento (LD) no Bairro da Boa Morte em São Tomé e Príncipe, retomou as suas actividades depois de um tempo fechado para obras de requalificação.

Continuar...

Ano Novo, Moto-Carrinha nova

Depois de vários anos de reflexão, o Grupo Comunitário do Bairro da Boa Morte (GCBM) criou um Modelo Comunitário de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, segundo o qual seriam construídas 3 casas do lixo, e adquirida uma moto-carrinha que faria o transporte entre as casas do lixo e a lixeira local, a Lixeira da Penha.

Continuar...

Experiência de 22 anos das Escolinhas Comunitárias do Niassa partilhada em Maputo

Decorreu no passado dia 20 de fevereiro de 2018 o evento “Escolinhas Comunitárias do Niassa – resultados de uma experiência com base comunitária de 22 anos”, no Camões – Centro Cultural Português de Maputo, que contou com presença de cerca de três dezenas de pessoas, representando várias organizações a trabalhar na área da Educação de Infância, mas também de representantes governamentais do Ministério da Educação e Desenvolvimento e do Ministério do Género, Criança e Ação Social.

Continuar...

Documentário “O dia de amanhã” chega ao Niassa e a Lichinga

O dia 27 de dezembro de 2018 marcou a chegada do documentário “O dia de amanhã” ao Niassa, local que acolheu toda a recolha de imagens e sons. O Centro Pastoral da Diocese de Lichinga, na cidade de Lichinga, província do Niassa, acolheu a primeira exibição do documentário “O dia de amanhã” sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN), realizado com a Associação AO NORTE, permitindo assim o regresso.

Continuar...

Oficina de Costura para Grupo de Mulheres na Caparica-Pragal

Nos dias 26 de janeiro, 2 e 16 de fevereiro realizou-se uma Oficina de Costura, no âmbito do trabalho realizado com o Grupo de Mulheres da Caparica-Pragal. Trabalho este que tem como objetivo o empoderamento das mulheres e a valorização de talentos, capacitar para o emprego, apoiar a aquisição de novos conhecimentos e reforçar capacidades.

Continuar...

Documentário "O dia de amanhã" exibido na Embaixada de Portugal

A Embaixada de Portugal abriu as portas ao documentário “O dia de amanhã”, documentário realizado com a Associação AO NORTE sobre as Escolinhas Comunitárias do Niassa (ECN), permitindo assim que se fizesse a sua antestreia no passado mês de dezembro de 2018.

“O Dia de Amanhã” retrata a experiência dos Leigos para o Desenvolvimento nas ECN ao longo dos mais de 20 anos de implementação do projeto em conjunto com a Diocese de Lichinga e, mais recentemente, com a FEC – Fundação Fé e Cooperação.

Continuar...