Notícias

Da Graça ao Balombo são dois passos de Distância

Convido-vos a situarem-se no dia 8 de Março com já seis horas de avanço e a Vitório e eu no carro a caminho da Graça para apanhar as restantes para a viagem até ao Balombo. O entusiasmo era grande não só porque uma viagem por si só já traz entusiasmo mas também porque era o Nosso dia, o dia da Lyukay (mulher em umbundo).

Continuar...

Rádio Comunitária Yogo, em S. Tomé e Príncipe, está de volta

Pelas 14h30, do dia 4 de março, os rádios ligaram-se em Porto Alegre, Malanza, Ponta Baleia e Ilhéu das Rolas, mas a frequência desta vez foi diferente. Trocou-se a habitual 87.9 da Rádio Nacional de São Tomé, para a 97.2 da Rádio Comunitária Yogo!

Continuar...

Grupo Comunitário da Boa Morte oferece oportunidade

No passado domingo, dia 18, o Grupo Comunitário da Boa Morte reuniu-se novamente, mas, desta vez, fê-lo para celebrar a entrega de uma cadeira de rodas conseguida pelo Grupo!

Continuar...

Nova Missão dos Leigos para o Desenvolvimento em Portugal

Em 2018, decorridos mais de trinta anos de missões em África e Timor-Leste, os Leigos para o Desenvolvimento (LD) vão lançar a sua primeira missão de desenvolvimento em Portugal.
Depois de um prolongado tempo de reflexão e de uma leitura atual da realidade portuguesa, os LD decidiram promover uma experiencia piloto em Portugal de implementação de um programa de desenvolvimento comunitário baseado nos seus pilares chave: voluntariado e gratuidade, simplicidade e espírito de serviço, vida comunitária e espiritualidade inaciana.

Continuar...

Grupo Comunitário para (e com) a comunidade do Bairro da Graça

Durante um ano o Grupo Comunitário, com as entidades que o compõe, esteve a trabalhar num documento que melhor caracterizasse o Bairro da Graça e com isso fosse possível fazer o levantamento das potencialidades e problemas existentes em sete principais eixos: Saúde, Educação, Infra-Estruturas, Economia, Cultura Desporto e Lazer, Segurança e Acção Social.

Continuar...

Tchiloli

O Grupo Tchiloli Formiguinha do Bairro da Boa Morte e os Leigos para o Desenvolvimento organizaram uma apresentação de Tchiloli, no dia 11 de fevereiro, no Terreiro da Formiguinha, Boa Morte. A apresentação decorreu no âmbito da colaboração dos artistas Graeme Pulleyn, Ricardo Machado e Ana Bento com o Grupo da Formiguinha, fruto de uma parceria com o Teatro Viriato de Viseu e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
O evento contou com a presença do Senhor Embaixador de Portugal em São Tomé e Príncipe Luís Gaspar da Silva, sua esposa e vários membros da cooperação portuguesa, amigos, parceiros, comunidade local e turistas.
Tendo como ponto de partida o Ticholi tradicional, esta nova apresentação foi trabalhada na perspetiva de encontrar um formato de espetáculo direcionado para o mercado de turismo cultural. Esta versão, apesar de bastante mais curta do que a original, transmite a essência deste fenómeno cultural único de São Tomé e Príncipe.
Este projeto é de capacitação institucional e economia criativa e pretende contribuir para o enraizamento e desenvolvimento de indústrias culturais em São Tomé e Príncipe, através da consciencialização da sociedade civil, dos agentes socioeconómicos e do sector do turismo para o Tchiloli, particularmente do Grupo Tchiloli Tragédia Formiguinha da Boa Morte (GTFBM). Para tal, trabalhando em parceria com o Teatro Viriato procurar-se-á requalificar a produção artística deste Grupo e, simultaneamente, capacitá-lo ao nível da contabilidade, gestão, secretariado, dinamização comunitária, marketing e branding.
Este projeto tem o apoio da fundação Calouste Gulbenkian e tem a duração de um ano.