Notícias

Epongoloko Lyukãy cresce com novo grupo de mulheres em formação

Arrancou em abril mais uma edição da formação para a mulher do projecto Epongoloko Lyukãy. Inserida no Programa de Desenvolvimento Multidimensional, iniciou a terceira edição desta formação, com o objectivo de beneficiar as mulheres que nela participam, na esperança que esta proporcione uma mudança nas suas vidas, tanto do ponto de vida pessoal como social. “Espero depois da formação ser uma boa Mãe, que possa aprender mais e ensinar também”, conta a Mamã Adelina, de 52 anos.

Continuar...

GAIVA e Grupo Comunitário da Graça em parceria com o Mosaiko

O GAIVA (Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa) e o Grupo Comunitário do Bairro da Graça, dois dos projetos que ainda estão sob a responsabilidade dos Leigos para o Desenvolvimento, promoveram duas atividades em parceria com o Mosaiko | Instituto para a Cidadania que, com sucesso, tão bem as preparou e dinamizou de 20 a 22 de fevereiro:

Continuar...

Formar jovens monitores com a força do passado

"Animadores para a vida" foi o lema para o campo de férias realizado entre os dias 8 e 11 de abril na Desejada, distrito de Lobata, São Tomé e Príncipe.

Com o objetivo principal de contribuir para o crescimento integral dos jovens da comunidade da Boa Morte na Cidade de São Tomé, um grupo de antigos monitores de campos de férias dos Leigos para o Desenvolvimento, são-tomenses, aceitou o desafio dos mesmos procurando retribuir aquilo que, como referiram, outrora receberam.

Continuar...

Campos de Férias da Graça chegam a mais crianças

O Espaço Criança promoveu, durante a última pausa lectiva, Campos de Férias para aproximadamente 200 crianças dos Bairros da Graça e do Calomburaco. Estas atividades foram dinamizadas por jovens monitores que, em regime de voluntariado, animaram e acompanharam as crianças dos 5 aos 12 anos durante as suas férias, realizando atividades lúdicas e pedagógicas. Os Campos de Férias acontecem no Bairro na Graça desde 2010, tendo sido esta já a sua 13ª edição. Perante o sucesso de tantas edições, decidiu alargar-se a abrangência desta atividade levando-a também ao Bairro do Calomburaco, limítrofe ao Bairro da Graça para poder beneficiar mais crianças.

Continuar...

Grupo Comunitário da Boa Morte realiza 2ª Edição do Torneio Juvenil de Futebol

A efeméride do “12 de março desportivo” foi o mote para que o Grupo Comunitário da Boa Morte realizasse a 2ª edição do torneio juvenil de futebol de 7 da Boa Morte, procurando assim fomentar a prática desportiva no bairro e a coesão entre os mais novos.

Esta 2ª edição realizou-se a 11 de março no campo Cascado Lopes na Boa Morte e relativamente à edição anterior foi alargada, contando com a presença de 8 equipas sub-15, num total de cerca de 90 jovens.

Continuar...

Formação de Professores da ETPC em Empreendedorismo

Durante dois dias, no passado mês de Janeiro, 15 docentes da Escola Técnica Profissional de Cuamba (ETPC) e um técnico ds Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) receberam formação para poderem lecionar aulas e acompanhar projetos de empreendedorismo, tornando-se assim agentes promotores do empreendedorismo dentro e fora da sala de aula.

A formação teve várias temáticas consideradas essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso, tais como:

Continuar...