Pontos TAP

Campanhas

Voluntariado Internacional

Voluntariado Internacional

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.

Testemunhos

Leonel Azevedo
Ser missionário é fazer a vontade do Pai de forma contínua e sincera. Parti em missão com a certeza de que Ele me pedia aquilo que a todos pede, de uma forma muito natural e sem pressão: amar. Foi sob este lema que me disponibilizei para estar ao serviço e ser enviado.
Carina Figueiredo
Há mais de 10 meses em Benguela, a aproximação do final do meu tempo de missão desafia-me agora a repetir o salto de confiança que me trouxe até aqui. Pensar na partida, na entrega de tantas coisas que já sinto como minhas e na incerteza do futuro, traz a tentação de sentir medo e ansiedade por desconhecer o caminho que se abre à minha frente.
Missão Benguela
Não se fala atualmente do bairro da Graça sem que se fale do seu Grupo Comunitário, mesmo que de uma forma indireta, pois falar do Grupo Comunitário no Bairro é falar, sem sombra de dúvidas, das grandes mudanças que o Bairro tem vindo a presenciar.
André Patrício
Quem já passou por São Tomé e Príncipe saberá que, para além de praias e roças, há neste pedaço de paraíso perdido no Atlântico um imenso legado cultural entregue a gentes genuína e simples. Aqui, enquanto se cruzam paisagens com cores que escapam ao melhor dos smartphones e que te convidam a deixares para trás quaisquer tecnologias e te limitares a contemplar, sentes o fervilhar de um povo que caminha dançando e que vibra com a mais pequena manifestação cultural. Sítio onde, por mais dura que a vida seja, batuques, instrumentos improvisados ou o soar de uma flauta reúnem multidões…
Catarina Veiga
Seis da manhã. Passo por grupos de crianças de mochila, dou e recebo os bons dias - “Bom dia, Cátárrina!”- e sigo, em passo apressado, de volta a casa após uma caminhada matinal, por entre o verde da vegetação, o azul do céu e do mar e ao som da melodia de diversos passarinhos coloridos. Se à ida caminhei sozinha, à volta não me falta companhia.
Mariana Cadaveira
…quando confia e dá oportunidade de viver esta tão bonita missão LD …quando dá opção de escolha e ilumina nos momentos de maior desorientação ou pressão, ajudando a decidir com liberdade e paz interior …quando ajuda a crescer também através das pedras, pedregulhos e areias movediças que vão aparecendo ao longo do caminho
Tiago Fernandes
Quanto é que acham que ele mede? Será entre um metro e dez e uns trinta metros? Acho que dificilmente dá para o medir metricamente, mas sonoramente serei capaz de o medir? Somos capazes de o escutar e avaliar? Sabemos encontrar esse espaço na nossa vida e, medindo-o, perceber o quão alto ele nos fala?
Leonel Azevedo
-“Muito bom dia caros ouvintes, é com alegria que vemos nascer um novo dia e damos as boas vindas a mais uma oportunidade de ser felizes. Continue com a melhor música e sintonizados na Rádio YOGO.”

Notícias

Realizou-se no passado dia 9 de julho uma palestra sobre o tema “Promoção dos direitos e da participação das mulheres na sociedade”. Iniciativa dinamizada e preparada pelo Grupo Comunitário de Porto Alegre e pelo Grupo de Mulheres “Trabá só cá dá tê” com o objetivo de provocar o debate e divulgar informações sobre este tema ainda muito delicado na sociedade santomense.
Durante o dia 23 de Junho, 12 técnicos de Extensão Rural do SDAE receberam a primeira de duas formações para se tornarem agentes de sensibilização para a atitude empreendedora junto dos pequenos produtores agrícolas locais.
O Grupo Comunitário do Bairro da Graça (GCBG) tem levado a cabo várias atividades que muito têm contribuído para o seu crescimento e o crescimento da comunidade. Entre elas destacam-se as campanhas de sensibilização, tentando assim contribuir com mais um passo para a redução de alguns dos problemas identificados nas suas reuniões.
Durante os meses de Maio e Junho, 22 jovens Empreendedores de Cuamba frequentaram o Curso Aberto de Empreendedorismo, com mais de 25 sessões teóricas e práticas para assim se prepararem para lançar ou melhorar o seu negócio.
Eram 13 horas quando o carro arrancou viagem rumo a uma pequena aldeia, de nome Katanda, praticamente na fronteira com a província vizinha, Huambo. Mamã Ermelinda, Mamã Jovita, Ilda e a nossa caçula Graciana foram as quatro senhoras que representaram o grupo de artesanato e costura do projecto Epongoloko Lyukãy numa troca de experiências com um outro grupo de senhoras desta pequena localidade, também elas iniciantes nestas artes.
A festa da gastronomia voltou à Boa Morte, desta vez para celebrar a conclusão do Curso de Culinária, que se realizou na sede da Associação de Moradores de Boa Morte (AMBM). Esta cerimónia aconteceu no passado dia 18 de junho deste ano, e contou com a presença de muitos membros da comunidade, congratulando as 10 formandas e a respetiva formadora pelo empenho, dedicação e sucesso alcançado ao fim da formação de 3 meses. No meio da música e da riqueza gastronómica foi realizada a cerimónia de entrega dos certificados de participação.
No passado dia 14 de maio, uma equipa de monitores do Espaço Criança coordenou e implementou atividades pedagógicas sob as temáticas da alimentação saudável e reciclagem no “Dia da Família Unitel”. A maior operadora de telecomunicações em Angola organizou um evento no Largo 1º de Maio em Benguela com diversas atividades e espaços para toda a família e entregou o “Clube da Criança” a cargo da equipa do Espaço Criança.
É certo que o dia 1 de junho se celebra em todas as Escolinhas Comunitárias do Niassa, mas na impossibilidade de estar presentes nas várias escolinhas, todos os anos a coordenação das escolinhas marca presença numa área diferente. Este ano, a zona do Mitucué foi a seleccionada e a Escolinha de Chirrosso, à qual se juntou a Escolinha do Cruzamento, receberam e organizaram um evento que começou a ser preparado meses antes.
Com o foco de contribuir para o aumento da empregabilidade em Benguela, principalmente da comunidade do Bairro da Graça, o GAIVA (Gabinete de Apoio à Inserção na Vida Ativa) tem incidido os seus esforços na procura de vagas para estágio profissional e emprego. Apesar do contexto económico desafiante, pela enorme dificuldade de importação, redução do volume de negócios, aumento dos preços e da inflação, este ano, tivemos a grande felicidade de recrutar mais 4 colaboradores para o Projeto Social da Fábrica de Velas, 13 estagiários para o Hotel Praia Morena e 5 estagiários para o Instituto Superior Politécnico Jean Piaget de Benguela. Estamos ainda a recrutar um Fiel de Armazém para uma empresa no Lobito.